domingo, 13 de março de 2011

CMDCA entrega ao prefeito documentos com planos e diretrizes para esse ano da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque

4/3/2011 - São Roque - SP
Foi entregue a Ata do II Fórum Oficial – Dezembro de 2010 e Plano de Ação para 2011/2013


Os membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente estiveram na Prefeitura durante a tarde de terça-feira, 1º, para entregar ao Prefeito Efaneu Nolasco Godinho as diretrizes de trabalho do conselho para esse ano, o plano de ação para 2011 a 2013, e a Ata do 2º Fórum oficial do CMDCA. Na ocasião estiveram presentes o presidente do conselho Paulo Henrique Pimenta e os conselheiros Ana Maria Caldevilla, Jailton Nunes de Almeida e a adolescente Letícia de Araujo Bazilius.

Os integrantes agradeceram ao Prefeito Efaneu a abertura dada por ele para que o conselho acontecesse. “O apoio público é muito importante para que nosso trabalho aconteça e seja visto pelas crianças e adolescentes que atendemos. Todas as reivindicações que entregamos ao prefeito foram feitas por eles e por isso é importante que elas saiam do papel, para continuarmos a atuar com credibilidade com eles”, afirma o presidente do CMDCA.

O Prefeito por sua vez elogiou o trabalho que tem sido feito e garantiu que na medida do possível irá realizar os pedidos feitos. “Essa é uma parceria de extrema importância, e temos que ver resultados de tudo que está sendo pedido. Porém também quero pedir a colaboração desses jovens e crianças para fiscalizar nosso município em todos os eixos como esporte, lazer, cultura e também quanto ao que se diz sobre pichação, se trabalharmos juntos tudo sairá do papel”, garante o prefeito.

Para a adolescente que participou da reunião, ver que o conselho está lutando para atender as reivindicações deles é um estímulo para ser uma multiplicadora dos planos do CMDCA. “Essa reunião foi uma oportunidade boa para sabermos que estão sendo levadas a sério as nossas reivindicações. Estamos esperando as ações do prefeito e também vamos nos envolver mais nos problemas dos nossos bairros”, disse a adolescente.

Além de fazer a entrega dos documentos ao Prefeito os membros do CMDCA também encaminharam os apontamentos para o Departamento de Bem Estar Social, Departamento de Educação, CONDECA e a Promotoria. Além disso, a Câmara de Vereadores de São Roque receberá oficialmente os certames na sessão do próximo dia 14 de março.



Sábado, 5 de março de 2011 7:50

Eureca desfila consciência

Camila Galvez

Do Diário do Grande ABC

1 comentário(s)

Os olhos da engraxate Alzira Pereira, 69 anos, brilham de saudade. Os sapatos ficam esquecidos num banco e o pincel cheio de graxa paira no ar enquanto os lábios se mantêm abertos. Ela observa maravilhada o Bloco Eureca passar pelas ruas de São Bernardo. "São crianças. É bonito, né?".

Bonito e consciente. O Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente) fez ontem seu 20º desfile. Organizado pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua, que atua em São Bernardo, Diadema e Santo André, o bloco cantou o enredo Estado: Se Não Protege, Mata.

"Não quero esmola, dó ou piedade. Quero direitos, respeito e liberdade. Se o Estado, omisso não desata, se não protege a criança, ele mata".

Enquanto a bateria aquecia os tambores e todos cantavam o enredo dentro da quadra do projeto, na Rua Jurubatuba, a jovem Priscila Cristiane da Silva, 16 anos, olhava tudo de um jeito tímido. Ela mora no alojamento José Fornari e nunca tinha participado do desfile. "É a primeira vez que venho e já me deram esse instrumento para tocar. Eu nem sei o nome dele, mas é fácil de acompanhar". Era um ganzá, e para tocá-lo, não é necessária muita técnica: basta sentir o ritmo da bateria.

Os cerca de 3.000 foliões, Priscila entre eles, saíram às ruas por volta das 14h. Quem abriu o bloco foi a Lâmpada, espécie de boneco que já é tradição e, todos os anos, veste uma fantasia diferente. "Ele é nosso puxador oficial e serve para iluminar nossas ideias", disse a educadora do projeto Adriane de Oliveira Cruz, 39.

Dançarinos do Movimento Afroju trouxeram coreografia no ritmo do samba. Os foliões vieram logo atrás do carro de som que animou a festa.

Recado

A Corte e os Embaixadores do Samba de São Bernardo participaram do desfile. Para a rainha de Carnaval Cássia Brocardo, reinado não é só diversão. "Precisamos aproveitar a festa pra fazer as pessoas refletirem sobre coisas sérias como as nossas crianças", comentou.

Mesmo objetivo tem o coordenador geral do projeto, Marco Antônio da Silva, o Marquinhos. "Em São Bernardo há pelo menos 100 crianças vivendo nas ruas, e a Prefeitura pouco tem feito a respeito disso". O recado está dado em forma de samba.

Carnaval educativo põe alunos nas ruas em Sto.André

Os alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental do Educandário Santo Antonio, escola de Santo André, desfilaram ontem pelas ruas do bairro Jardim fantasiados e divididos em alas, como uma verdadeira escola de samba. Até uma porta-bandeira participou da festa.

No total, entre as turmas da manhã e da tarde, cerca de 450 alunos participaram do desfile, que agitou também moradores e comerciantes. O trajeto começou na rua Itapura (em frente à escola), desceu pela Rua Ester, entrou na Rua João Fernandes e depois na Rua Flora, chegando novamente na Rua Itapura.

Durante o percurso, as crianças foram acompanhadas pelo Departamento de Serviço de Trânsito de Santo André, além de um carro de som responsável pelas animadas músicas da Folia.

Os professores e funcionários da escola também fizeram questão de participar do desfile. O ensaio dos alunos foi coordenado pela professora de música Vida Olga Navarro. Os professores de Educação Física comandaram as coreografias.

Para a diretora pedagógica do Educandário Santo Antonio, Denise Bernardo, o Carnaval pode ter papel educativo. "Diferentemente de anos anteriores, quando o Baile de Carnaval do Educandário Santo Antonio era realizado no ginásio poliesportivo da escola, o objetivo do desfile na rua foi orientar a brincadeira para que o aluno vivenciasse harmonia, cumprimento de regras, postura, além de se divertir bastante", explicou.

Criança e Adolescente, prioridade absoluta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê o seu parecer isso nos ajudará bastante!